sábado, 13 de outubro de 2012

Casa da Poli

Esta casa da Poli foi pintada em tons rosa e azul com tintas Camurcyl e decoupagem em papel de flores e bonecas. Ela é bem grandona.







Capa de caderno

É só tirar a parte lisa da capa e pintar, esta foto foi impressa em DeskJet e impermeabilizada com goma laca incolor. As fotos do trabalho não ficaram boas mas, tem-e uma ideia do trabalho.

Bandeja com decoupage

Bandeja vazada em flores, pintada com Camurcyl, decoupagem com papel flor finalizada com cera dourada.



Bandeja em Pátina e vidro líquido

Bandeja trabalhada em técnica de pátina com vela, flores em textura acrílica, finalizada com vidro líquido, não ficou perfeita, pois, o vidro líquido no frio não reagiu muito bem. 





Banquinho em madeira

Pintado com tinta Camurcyl e verniz brilhante, aplicado glitter prata e algumas fadas com textura acrílica.






Frasqueira em MDF

Frasqueira pintada com Camurcyl em azul e rosa, a decoupagem de figura imprimi em DeskJet no papel sulfite mesmo, impermeabilizei com Goma Laca Incolor. Dica: já fiz impressões em Laser Colorida e papel Couche (como recomendam), mas ao passar o verniz para finalizar, a figura desbotou e manchou.  No entanto, as impressas em papel sulfite com uma boa impressão em DeskJet até o momento não me causaram danos ao trabalho. O solvente da goma laca é o álcool, e as vezes ao aplicar nas figuras a goma laca por ser espessa marca a figura com riscos do pincel, recomendo não passar o pincel no mesmo lugar. O que você pode fazer é utilizar verniz spray nas figuras antes de utilizá-las, impermeabiliza da mesma forma.





Na aplicação desde urso que é guardanapo, utilizei o próprio papel retirado de sobra, rasgando-o em pedacinhos que coloquei para fazer um relevo no urso, infelizmente as fotos não ficaram boas, mas ficou muito bom.




Baú 3 - Quadrado sombreado

Esta caixa baú é pintada com tinta Camurcyl, foi sombreada e a decoupagem feita com adesivos. A técnica utilizada no interior desta caixa é da escova de dente, molhada na tinta diluída um pouquinho na água, espirrada na superfície. Mais a frente postarei a técnica na íntegra.







Baú 1 - Esponjado com detergente

Este baú em madeira foi pintado com tintas Camurcyl em tons azuis para imitar o mar, utilizei as seguintes técnicas: textura acrílica na tampa com ondulações e a técnica esponjada com detergente na parte interna, explico abaixo. Na parte de fora colei papel para decoupagem e estrelas fluorescentes. A máquina  modifica muito o trabalho e estas fotos foram feitas em máquina com defeito. Mas ficou muito bom o trabalho.



Técnica esponjada com detergente: misture uma colher de sopa de tinta na cor escolhida, uma colher de detergente neutro e duas colheres de água. Molhe a esponja do lado mais poroso na mistura, faça bastante espuma e dê batidinhas na peça, somente com a espuma. Faça a aplicação da mistura de detergente em partes e que a peça esteja sempre na horizontal, espere as bolhas estourarem naturalmente. Aguarde a secagem para envernizar.



Este é o efeito do MDF com a técnica do Detergente.

Baú 2 - Esponjado com detergente




Pintura em Madeira


Dicas para Pintura em Madeira

Importante para seu trabalho em MDF: a escolha da peça que deve ser o mais perfeita possível, sem  ranhuras ou porosidade. Caso obtenha peça com imperfeição utilize lixas para madeira como as de número 100 ou 180, para os cantos a lixas de unha são perfeitas . 

Os pincéis  - você sempre se adaptará ao que mais gosta, é fatal, as receitas trazem sempre quais usar, mas, com a prática, você saberá qual é o melhor para você, os rolinhos deixam a pintura sempre lisinha é bom ter um por perto.

Importantíssimo - não deixar o pincel secar com tinta, em dias quentes seca muito rápido, porque a maioria das tintas são a base de água. Tenha sempre um vasilhame com água próximo do campo de trabalho. Usar o mesmo pincel para o mesmo produto, exemplo: verniz acrílico, verniz geral, verniz fosco; goma-laca indiana ou incolor (a base de álcool); tintas a base de água ráz ou thinner. Separe o pincel  para envernizar e utilize-o só para isto, se mudar o tipo de verniz, não utilize em outro verniz exemplo: verniz geral.

Limpeza dos pincéis para guardar:  é interessante lavá-los com sabonete, pode passar um pouco de creme rince (condicionador), enxaguá-los bem em água corrente. Seque-os com um pano dando a forma original das cerdas e não deixe os pincéis apoiados sobre os pelos ou cerdas. Assim, terá seus pincéis sempre macios. Guarde-os em caixa fechada e secos para não mofar.

Tintas: no mercado existem uma infinidade de produtos, e lhes digo, como com os pincéis, você se adaptará as que mais gostar.

Técnicas: existem várias e a gente sempre quer utilizar todas. Vamos postar muitas para você curtir.

Conforme postar meus trabalhos irei dando outras dicas. Espero que curtam e aprendam, é muito gostoso trabalhar com pintura em madeira a gente sempre cria.